ALOPECIA (Calvície)

         Perda ou ausência de cabelo ou pelos. Os cabelos normalmente passam por três estágios:

     ·        Fase do Crescimento.

     ·        Fase Estacionaria.

     ·        Fase de Queda.       

 

        A queda dos cabelos após serem lavados ou escovados é normal, porem, se essa queda exceder mais de 200 fios ao dia ou surgirem áreas de rarefação, com menor volume capilar ou falhas, é uma situação de perda considerada irregular, que deve ser investigada.

          Ensinamos você a fazer o teste na hora para verificar se há ou não a perda excessiva de cabelos.

Diferenciações Sindrômicas na Medicina Oriental

Alopecia Androgênica

Definição: Calvície em indivíduos geneticamente predisposto por herança genética paterna ou materna.

Causas: Estimulação de folículos pilosos pela testosterona. Ao atingir o couro cabeludo em pacientes com pré-disposição genética á calvície, a testosterona sofre a ação de uma enzima chamada 5-alfa-redutase, que se transforma em diidrotestosterona (DHT), que age promovendo a diminuição dos folículos pilosos, tornando os fios mais finos, e prejudicando o crescimento dos cabelos, que acabam por nascer em menor quantidade gerando calvície.

Causas na MTC: Deficiência do Xue do Gan, e do Shen, estando associada ao desgaste de Jing.

Incidência: Os homens são mais acometidos pela calvície em relação às mulheres e a calvície feminina se manifesta por uma rarefação difusa dos pelos, raramente chegando a calvície total, podendo agravar-se após a menopausa.

Alopecia Aerata

Definição: Perda de pelos e/ou cabelos repentina, podendo limitar-se a uma determinada área do corpo (alopecia monolocularis) ou estender-se por varias áreas do corpo (alopecia multilocularis). Quando a alopecia acomete todos os pelos do corpo é chamada de alopecia aerata universalis e quando se limita aos pelos da barba é denominada alopecia aerata barbae.

Causas: O sistema imunológico do individuo ataca por engano os folículos pilosos, interrompendo o crescimento dos fios. Inicialmente aparecem pequenas falhas, que podem evoluir rapidamente. A s unhas também podem ser afetadas, apresentando aspecto estriado ou marcas difusas. Apesar de existirem poucas evidências cientificas, os clientes associam às crises importantes de stress, falecimento ou choques emocionais.

         Independentemente da extensão acometida, os folículos continuam vivos e prontos para produzirem novos pelos quando o organismo estiver apto a realizar essa função, portanto, a alopecia possui tratamento e a MTC apresenta ferramentas importantes que podem ser utilizadas com sucesso.

Causas na MTC: Plenitude e Vento Quente Interno por estagnação do Qi do Fígado (Gan).

Incidência: 1,7% da população mundial são acometidos pela Alopecia Aerata.

 

Tratamento da Alopecia na Medicina Oriental

1ª) Deficiência de Xue, do Yin e do Jin Ye do Gan e do Shen:

Alguns Sintomas: Queda gradativa dos cabelos, e/ou dos pelos corporais, insônia, sede excessiva, sensação de boca amarga, oscilações emocionais, prisão de ventre, urina escura, sudorese noturna.

2ª) Síndrome de Vento-Calor por estagnação do Qi do Fígado (Gan):

Alguns Sintomas: Queda súbita dos cabelos e/ou pelos corporais, calor e coceira no local acometido, dor abdominal, menstruação irregular com coágulos e cólica menstrual, irritabilidade, insônia, cefaleia, unhas secas, fezes secas, lábios arroxeados.

TRATAMENTO LOCAL:

Contra indicações: Por se tratar de uma técnica de eletroacupuntura é conta indicado a realização desse protocolo em pacientes que apresentem qualquer uma das seguintes condições:

·        Cardiopatias;

·        Portadores de marca-passo;

·        Epilepsia;

·        Condições que causem redução de sensibilidade;

·        Câncer;

·        Medicamentos que possam causar crises convulsivas;

·        Pessoas com histórico de convulsões;

·    Áreas avermelhadas, com descamações ou com sensação de ardor não podem passar pela primeira etapa do tratamento.

    Serão utilizados pontos da Acupuntura Sistêmica para harmonizar os canais envolvidos (meridianos), além de pontos locais e eletroestimulação.

        Esse tratamento deve ser realizado uma a duas vezes por semana, até que os pelos comecem a nascer. Após o apontamento dos pelos, o tratamento deve ser interrompido.

        Manutenção pode ser realizada com sessão mensal.

Observação importante: Durante o tratamento deve-se evitar a exposição solar da área tratada, para evitar manchas e queimaduras. Em caso de cefaléias, tontura, desconforto durante a sessão ou até mesmo após a sessão, o tratamento com eletroestimulação deverá ser interrompido e mantido os demais.